4 dicas de turismo em Bertioga e São Sebastião

Cenário de Bertioga, turismo local

Falta pouco para a Ultra BM acontecer e, além de se preparar fisicamente, é preciso se organizar pensando em como aproveitar o pré e pós-prova. Já que está no litoral norte, porque não conhecer o turismo que as cidades podem oferecer? Afinal, a Ultra BM não é chamada como a ultramaratona mais bonita do país à toa. 

Conheça agora opções do que se fazer em Bertioga e São Sebastião, para tornar esse dia ainda mais especial!

 

1 – Praias, praias, praias! 

Estando no litoral, uma opção de turismo que não pode faltar são justamente as praias. No total, Bertioga e São Sebastião possuem mais de 140 km de extensão de areia, e locais para o seu estilo de vida não vão faltar. 

Do lado bertioguense, começamos com a praia que também dá início à Ultra BM, a praia da Enseada. A maior em extensão da cidade, conta com 12 km de praia e ultrapassa 5 bairros — Centro, Rio da Praia, Jardim Rafael, Vista Linda e Indaiá. As águas são mais calmas e boa parte possui boa infraestrutura, o que pode ajudar e atrair famílias para ficar ali. No entanto, por ser a mais conhecida, costuma ser um pouco mais agitada. 

A praia do Indaiá, por sua vez, traz o lado familiar aliado à tranquilidade. O mar também é calmo e limpo, o que pode atrair ainda mais as crianças, além de ser uma faixa larga de areia e pouco movimentada. A grande questão é que a infraestrutura de restaurantes é mais baixa, podendo ser mais interessante levar mantimentos para passar o dia. 

Já para quem gosta e procura um agito maior, principalmente para os mais jovens, a opção mais visada é a Riviera de São Lourenço. Considerado o bairro de luxo da cidade, é bastante movimentado na alta temporada e nos finais de semana ensolarados. No entanto, possui uma grande infraestrutura e é totalmente planejada, tendo focos de Mata Atlântica ainda hoje.

Indo para o lado sebastianense, uma praia que é no mesmo estilo de Riviera é a Praia do Juquehy. Também possui uma grande infraestrutura ao redor da praia, além de um grande agito, pois comporta surfistas no canto direito da água, por conta das ondas, como famílias do lado direito, por ser mais calmo. Uma diferença está na preservação da Mata Atlântica, que é mais avançada, o que torna o contato com a natureza maior. 

Por fim, a Praia de Boracéia agrega todos os tipos de pessoas nos seus 5 km de extensão, também por estar entre as duas cidades. O mar e o ambiente tranquilo e calmo, aliado à uma boa infraestrutura, é uma ótima opção para ficar, independente do seu estilo. Principalmente depois da Ultra BM, puxar uma cadeira de praia e descansar ali é um convite. 

 

2 – Locais históricos

Para conhecer realmente o lugar em que você está visitando, é preciso conhecer a sua história. Só assim você vai conseguir se inteirar e entender a formação daquela sociedade. Por isso, vamos indicar dois locais históricos para fazer turismo, um em cada cidade. 

Começando em São Sebastião, o Centro Histórico é um dos principais pontos turísticos. Além de ser a cidade mais antiga do Litoral Norte, foi um dos primeiros povoados portugueses no país. Assim, são vários os patrimônios históricos nessa parte da cidade: São sete quadras e os imóveis da Capela de São Gonçalo e residências, a Cadeia Pública, a Igreja Matriz, a casa térrea à Rua Antônio Cândido e o edifício do Grande Hotel.

Em Bertioga, por sua vez, um passeio indicado para os interessados na história, o Forte de São João é um prato cheio. A mando do colonizador Martin Afonso de Sousa, foi construída em 1560 e foi a primeira fortaleza no Brasil, protegendo o Rio Bertioga.

Ao lado do Forte, o Parque dos Tupiniquins é um espaço em que muitas batalhas entre indígenas e portugueses foram travadas. O parque é arborizado e com muito verde, junto de estátuas e artefatos que remontam essa história de luta. 

 

3 – Gastronomia

Nada melhor do que repor as energias pós-Ultra BM do que um bom restaurante, não é mesmo? Por ser um local litorâneo, a culinária caiçara é extremamente popular, forte e desenvolvida. É um turismo à parte!

Em São Sebastião, temos o Taioba Gastronomia, na região de Camburi. Como o próprio nome já ressalta, grande parte dos pratos principais — peixes e frutos do mar — são acompanhados pela hortaliça. Já em Bertioga, uma boa opção é o Jangada Restaurante, também especializado em peixes e frutos do mar. Localizado na Riviera de São Lourenço, possui um cardápio variado e moderno.

Mas em Bertioga, é impossível não citar o Pastel do Trevo, um dos principais locais da cidade. Extremamente recheados e com tamanho de 30 cm, os pastéis possuem mais de 40 opções de sabores, entre doces e salgados.

 

4 – Vida Noturna

Se procura um agito noturno, São Sebastião é mais apropriado para esse tipo de turismo. Para os que gostam de música eletrônica, o Sirena, em Maresias, é uma das melhores opções. O Banana’s Beach Club, na Praia Preta, é também uma ótima pedida para esse público, com um ambiente bem descontraído e presença de DJs.

Para os que preferem música ao vivo, o Chopp com Escama, em Juquehy, recebe bandas às sextas e sábados no melhor estilo pé na areia. Já os roqueiros de plantão podem aproveitar do Santo Gole para aproveitar seu som. 

Mas é claro, é sempre bom ressaltar que você terá a Ultra BM para fazer logo no sábado cedinho. Então, caso vá na sexta-feira, maneire na agitação para chegar bem na prova. A indicação, porém, é que vá no sábado ou domingo, aí não precisa ter tanto esse resguardo (mas é importante lembrar: se for dirigir, não beba!)

 

A maior e mais tradicional ultramaratona de revezamento do país está de cara nova e com novos desafios. A Bertioga Maresias agora é Ultra BM: Uma ultramaratona nas modalidades Solo 75k, Maratona 42k e Revezamentos 75k em Trios, Sextetos e Octetos. 

As inscrições para a edição de 2023 da ultramaratona mais bonita do Brasil estão abertas,  inscreva-se pelo link!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.